Módulo 2 - O que é Ciência de dados

Como o objetivo aqui não é reproduzir o conteúdo do curso, destaco os seguintes pontos que foram pesquisados na internet e vão ao encontro do material estudado no 2º módulo. É claro que sugiro a realização do 2º módulo, mas os conceitos abaixo vão mostrar os tópicos vistos e a elaboração deste texto servirá como reforço para o conteúdo estudado.

Definição de Ciência de Dados

A ciência de dados combina vários campos, incluindo estatísticas, métodos científicos, inteligência artificial (IA) e análise de dados para extrair valor dos dados. Aqueles que praticam a ciência de dados são chamados de cientistas de dados e combinam uma variedade de habilidades para analisar dados coletados da web, smartphones, clientes, sensores e outras fontes para obter insights acionáveis.

A ciência de dados abrange a preparação de dados para análise, incluindo limpeza, agregação e manipulação de dados para realizar análises de dados avançadas. Os aplicativos analíticos e os cientistas de dados podem então revisar os resultados para descobrir padrões e permitir que os líderes de negócios obtenham insights informados.

Pesquisado em "O que é Ciência de Dados?" no dia 22/11/2021

Todos os nossos movimentos na internet deixam rastros virtuais sobre nossas preferências de consumo. Tudo o que é postado, clicado, buscado na rede fica registrado e pode ser analisado.   

Ou seja, são quantidades enormes de dados que são produzidos todos os dias e podem ser fonte de insights para as empresas.   

No entanto, transformar dados brutos em conhecimento não é tão simples e exige uma combinação de ferramentas para ser bem sucedida. É aí que entra a Ciência de Dados.   

Ciência de dados é uma área interdisciplinar que utiliza diversas ferramentas e algoritmos para identificar padrões e insights a partir de dados brutos.  

Dados econômicos, financeiros e sociais, estruturados e não-estruturados, podem ser extraídos e transformados em conhecimento com o objetivo de detectar padrões que auxiliarão as empresas. 

Pesquisado em " Ciência de Dados: o que é, atuação, salário e curso" no dia 22/11/2021

Áreas de Conhecimento

 

Dados e tomada de decisão

As organizações estão usando equipes de ciência de dados para transformar os dados em uma vantagem competitiva, refinando produtos e serviços. Os casos de uso de ciência de dados e machine learning incluem:

  • Determinar a rotatividade de clientes analisando os dados coletados nos call centers, para que o marketing possa tomar medidas para retê-los
  • Melhore a eficiência analisando padrões de tráfego, condições meteorológicas e outros fatores para que as empresas de logística possam melhorar as velocidades de entrega e reduzir custos
  • Melhore o diagnóstico de pacientes analisando dados de exames médicos e sintomas relatados para que os médicos possam diagnosticar doenças mais cedo e tratá-las com mais eficácia
  • Otimize a cadeia de abastecimento, prevendo quando o equipamento irá quebrar
  • Detecte fraudes em serviços financeiros, reconhecendo comportamentos suspeitos e ações anômalas
  • Melhore as vendas criando recomendações para clientes com base em compras anteriores


Muitas empresas priorizaram a ciência de dados e estão investindo fortemente nela. Na pesquisa recente do Gartner com mais de 3.000 Diretores de Informações (CIOs), os entrevistados classificaram o business intelligence e a análise avançada como o principal diferencial de tecnologia para as suas empresas. Os Diretores de Informações (CIOs) entrevistados consideram essas tecnologias as mais estratégicas para suas empresas e estão investindo de acordo.

Pesquisado em "O que é Ciência de Dados?" no dia 22/11/2021

Os dados coletados e interpretados pelos profissionais de Ciência de Dados podem trazer benefícios transformadores para organizações e para sociedade como um todo o mundo.   

A Ciência de Dados permite identificar tendências e produzir informações que as empresas podem utilizar para tomar as melhores decisões e criar produtos e serviços mais inovadores.   

Na atualidade, os dados são a base da inovação, não é à toa que grandes empresas da atualidade tem investido cada vez mais na Ciência de Dados para aprimorar os seus serviços e aumentar seu lucro.  

A Amazon é um ótimo exemplo. Sua estratégia de sucesso está estruturada em análise de dados.   

A gigante do e-commerce coleta informações como histórico de compras e localização para ajustar os algoritmos de marketing e afinar a estratégia de atendimento ao cliente.   

O mesmo faz a Netflix, que vem se consolidando como o maior serviço de streaming dos últimos tempos.   

Utilizando os dados de seus milhões de usuários, a Netflix identifica hábitos e gostos para construir sua programação e produzir conteúdos ainda mais afinados com as expectativas dos espectadores.   

Trabalhar com Ciência de Dados passou a ser um diferencial de negócios, permitindo que empresas de todos os portes tomem decisões mais certeiras e tracem estratégias mais efetivas.    

Pesquisado em " Ciência de Dados: o que é, atuação, salário e curso" no dia 22/11/2021

A importância da Ciência em Ciência de Dados

É fundamental pensar a importância da metodologia científica para a ciência de dados

O processo Data Driven

 

 Fonte: Cultura Data Driven: por que ela é tão necessária?

 


Fonte: Data-driven precisa ser cultura e não um projeto


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Módulo 1 - Introdução

Objetivo deste blog